quinta-feira, 12 de julho de 2012

'Espetáculo no mar... E na terra também!'

Em Santa Catarina, o turismo de observação de baleias é relativamente novo. Em 1995, a moda era ver de binóculos o mamífero deslizar pelo mar. Até que em 1999 surgiu a primeira operadora especializada em observação embarcada. Hoje, o segmento representa o principal filão para o litoral da Região Metropolitana de Tubarão, com destaque especial para Imbituba e Garopaba.
Nos últimos 13 anos, a baleia tornou-se a pop star do inverno. Junto com elas, outros animais marinhos, como lobos, leões e pinguins também dão o ar da graça e fazem poses para os flashes dos visitantes.
Este ano, a temporada de avistagem começa, oficialmente, neste sábado, com o primeiro passeio embarcado pelas águas da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. Antes, amanhã, o Instituto Baleia Franca fará a abertura, em Florianópolis, da exposição itinerante sobre o mamífero.
Na região, a praia do Rosa, em Imbituba, é o ponto de maior privilégio para avistar as peripécias de mães, pais e filhotes no mar. Como a franca tem o hábito de nadar muito próxima a costa, não é necessário nem binóculos.
No ano passado, o passeio foi feito por 1,8 mil turistas na praia do Rosa. No total, 173 exemplares da espécie foram avistados. Os dados são da empresa Turismo Vida Sol e Mar, uma das principais operadoras da região.
A temporada das baleias franca não fica restrita ao mar. Em terra, os turistas têm uma gama de opções para curtir um dos recantos mais belos do mundo.
Gastronomia internacional, trilhas ecológicas, cavalgadas, pousadas e hotéis mais do que aconchegantes tornam Imbituba e Garopaba a segunda casa dos turistas e das baleias!
 

A rede hoteleira e comercial também começa a ficar aquecida. Em alguns fins de semana, os empreendimentos ficam lotados. Não sobra nem um colchão. A maioria dos hotéis faz pacotes diferenciados, o que agrada quem visita a região. Um exemplo é a Pousada Quinta do Bucanero. Além do lugar ser paradisíaco e dos passeios para ver as gigantes de perto (de perto mesmo!), outras atividades relacionadas servem de atrativo para a época fria do ano
Foto:Instituto Baleia Franca/Notisul

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário